FUNÇÃO POÉTICA NO DESIGN DE PRODUÇÃO E NA DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
UM ESTUDO SOBRE A PALETA CROMÁTICA DA PRIMEIRA TEMPORADA DE TRUE DETECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.63418/rccf.v2i3.51Keywords:
True Detective, Função poética, Design de produção, Direção de fotografia, Paleta cromáticaAbstract
Na produção de uma obra audiovisual, diversas ferramentas são utilizadas para a criação do produto final. Este artigo analisa a aclamada primeira temporada da série estadunidense True Detective, exibida, em 2014, pelo canal HBO, com foco na paleta cromática elaborada pelo design de produção e pela direção de fotografia. A abordagem visa demonstrar como as imagens da série constituem um exemplo de função poética, conforme definida pelo linguista russo Roman Jakobson. Jakobson define a função poética como a ênfase na estrutura e na estética da mensagem, destacando não apenas o conteúdo, mas a forma como esse é apresentado. Na primeira temporada da série True Detective, essa função se manifesta através da meticulosa escolha das cores, texturas e composições visuais, que não só complementam a narrativa, mas também a enriquecem de maneira significativa. A reflexão argumenta que a dimensão visual da série, através de sua dessaturada paleta cromática, produz uma ambientação densa e rica, que amplifica e intensifica os elementos temáticos e formais da narrativa. As escolhas cromáticas são deliberadas para evocar emoções específicas e ressoar com os temas centrais da série, como a decadência moral. Além disso, a análise destaca como o design de produção e a direção de fotografia trabalham juntos para construir uma atmosfera que reflete e reforça os conflitos internos e externos dos personagens. Em suma, a análise da função poética na primeira temporada de True Detective revela como a série utiliza sua dimensão visual para enriquecer a narrativa, indo além do simples contar de uma história.
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