RETOMADAS E ESPELHAMENTOS DE ALGUNS ELEMENTOS DO CONTO “O COBRADOR” PELO ROMANCE O MATADOR
DOI:
https://doi.org/10.63418/rccf.v3i1.88Palabras clave:
Mise en abyme, O cobrador, O matador, Intertextualidade, Literatura comparadaResumen
Este artigo tem como principal objetivo analisar trechos de dois textos da literatura brasileira contemporânea, o primeiro é o conto “O cobrador”, de Rubem Fonseca, e o segundo é o livro O matador, de Patrícia Melo. Ambas as obras apresentam tema e estilo muito semelhantes. São narrativas que tratam do tema da violência urbana, expondo o lado cruel do ser humano em atos de barbárie. Os textos foram escritos de maneira bastante direta e objetiva, aproximando seus autores quanto aos seus estilos. A partir da compreensão da ideia de intertextualidade, que foi elaborada pela pesquisadora Julia Kristeva, em 1966, tendo como base os estudos do filósofo Mikhail Bakhtin, discutiremos as diferentes aproximações que podem acontecer entre textos. Centrando, então, a nossa atenção para a técnica da mise en abyme, que se popularizou com o escritor André Gide, no início do século XX, usaremos como nosso principal eixo teórico o livro El relato especular, de Lucien Dällenbach (1991), complementado com estudos críticos de Alonso (2017, 2024), Carvalho (1983), Ginzburg (2010), Goulet (2006), Labeille (2011), Nitrini (2021). O objetivo é identificar e analisar a presença da referida técnica na relação de encaixe e espelhamento que podem acontecer entre obras distintas ou dentro de um mesmo texto. Em nossa análise, a investigação se deu entre as duas obras supracitadas e, com ela, comprovamos que a mise en abyme tem a capacidade de proporcionar uma experiência bastante singular, ampliando aspectos das duas narrativas que selecionamos para este artigo. Além disso, também pode ser fonte de pesquisa em textos que estão surgindo em nossa literatura atualmente, assim como em escritos que já foram publicados há mais tempo, abrindo a possibilidade de novos estudos. Dessa maneira, fica evidenciada a sua versatilidade e relevância nos estudos contemporâneos de literatura.
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