DO CINEMA AOS QUADRINHOS
A COMPLEXIDADE DA FIGURA MONSTRUOSA NO PERSONAGEM CIPRIANO
DOI:
https://doi.org/10.63418/rccf.v3i1.74Abstract
O artigo se propõe a discutir a complexidade da figura monstruosa a partir do personagem Cipriano, fruto do universo fantástico do diretor brasileiro Rodrigo Aragão. Assim, debruça-se sobre dois artefatos culturais: o filme O Cemitério das Almas Perdidas (2020), dirigido por Rodrigo Aragão, e a história em quadrinhos O Livro Maldito de Cipriano, escrita e desenhada por Eduardo Cardenas, com o objetivo de analisar como o personagem Cipriano se apresenta em cada um deles. Dessa forma, tem-se uma análise transmídia. Nesse sentido, considera-se as particularidades que cada um desses artefatos culturais pode apresentar, embora a análise esteja centrada em um mesmo personagem, pertencente a um mesmo universo. Para os fins propostos, considerando as complexidades e problemáticas que podem surgir a partir da análise de dois artefatos culturais distintos, parte-se do campo teórico dos Estudos Culturais, adotando a metodologia da etnografia de tela como norteadora, mas utilizando como aporte, respectivamente, o método comparativo e a análise cultural. Acredita-se que o artigo tem o potencial de apresentar a complexidade com que a figura monstruosa pode se manifestar em uma narrativa de horror, independentemente do artefato cultural. A partir da figura monstruosa do personagem Cipriano, nota-se a complexidade e as multifacetas do monstro, que se apresenta como uma figura intimamente relacionada com o contexto histórico e sociocultural em que está inserida. O personagem Cipriano, para além de evidenciar o potencial do horror brasileiro, contribui para problematizações valiosas a respeito de como lidamos com a diferença na sociedade e ao longo da história brasileira.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to enter into additional, separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.